
A indústria da construção civil nos últimos anos está se tornando cada vez mais competitiva, sendo exigidos ótimos desempenhos em seus empreendimentos. Porém muitas construtoras apresentam deficiências em seus desempenhos, por falta de controle de qualidade, obras atrasadas, e na maioria dos casos, custo acima do previsto (POLITO, 2015).
Os péssimos desempenhos encontrados nas construtoras, está na ausência de um controle formal nas obras. Geralmente nessas empresas é comum encontrar gestores tomando decisões de forma rápidas e intuitivas, estabelecendo em seus profissionais uma cultura de tocador de obras (BERNARDES, 2001).
A medição de seus desempenhos, durante ou até ao final de sua obra, é de fundamental importância para os gestores tomar suas decisões. Sem medição não é possível controlar, sem controle não é possível gerenciar uma obra (LATELME, 1994).
Todo gestor de uma empresa avalia suas decisões através de objetivos e metas, fundamentadas e seguidas em um processo de gestão, que deve ser direcionado esforços para cumprimentos das mesmas (CROZATTI, 2002).
As metas e objetivos devem ser decididas no planejamento estratégico da empresa. Logo, diretores de empresas tem seu papel fundamental para tomadas de decisões e avaliações de seus desempenhos (BERNARDES, 2001).
Costa (2003) salienta que para as devidas avaliações de desempenhos, deve-se seguir requisitos de seleção para sustentar um conjunto de indicadores coerentes com os objetivos estabelecidos pela direção.
Entre os principais requisitos de seleção para os indicadores pode-se destacar o objetivo, meta, periocidade, método de determinação e diretrizes para análise (COSTA, 2003).
Costa (2003), Saliente que cada empresa pode determinar as áreas de gestão que precisa maior atenção, podendo em maioria dos casos, ser centralizados em princiapis áreas da empresa, como gestão de custos, prazos, qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho.
Abaixo são listados principais indicadores presente em uma obra:
1. Índice de lucratividade;
Lucratividade é a relação entre o lucro e a receita. É um índice que é expresso em percentual que dá ideia do real ganho do empreendimento (MATTOS, 2010). Trata-se de um indicador que é medido ao final do empreendimento, tomando base das despesas e receitas realizadas do empreendimento (GOLDMAN, 2015).
2. Índice de desempenho de custo;
3. Índice de desvio de custos das atividades;
4. Desvio de prazo da obra;
5. Índice de desvio de ritmo das atividades;
6. Percentual de planos concluídos;
7. Índice de não conformidades nas auditorias internas;
8. Índice de não conformidades na entrega do imóvel;
9. Geração de resíduo por área construída;
10. Avaliação da segurança na obra;
A proposta de implantar de indicadores de desempenho é muito válida para uma construtora, sendo possível identificar na pesquisa a real necessidade da empresa em realizar um gerenciamento eficiente para alcançar seus resultados. A empresa atribuindo um conjunto de indicadores propostos, poderá estabelecer novos parâmetros para melhoria, bem como avaliar e tomar melhor suas decisões. A obra sendo guiada de forma eficiente, estruturado por indicadores, é possível gerenciar melhor seus resultados, tomando correções de desvios em tempo hábil.
