A importância de indicadores de desempenho em uma obra


A indústria da construção civil nos últimos anos está se tornando cada vez mais competitiva, sendo exigidos ótimos desempenhos em seus empreendimentos. Porém muitas construtoras apresentam deficiências em seus desempenhos, por falta de controle de qualidade, obras atrasadas, e na maioria dos casos, custo acima do previsto (POLITO, 2015).

Os péssimos desempenhos encontrados nas construtoras, está na ausência de um controle formal nas obras. Geralmente nessas empresas é comum encontrar gestores tomando decisões de forma rápidas e intuitivas, estabelecendo em seus profissionais uma cultura de tocador de obras (BERNARDES, 2001).

A medição de seus desempenhos, durante ou até ao final de sua obra, é de fundamental importância para os gestores tomar suas decisões. Sem medição não é possível controlar, sem controle não é possível gerenciar uma obra (LATELME, 1994).

Todo gestor de uma empresa avalia suas decisões através de objetivos e metas, fundamentadas e seguidas em um processo de gestão, que deve ser direcionado esforços para cumprimentos das mesmas (CROZATTI, 2002).

As metas e objetivos devem ser decididas no planejamento estratégico da empresa. Logo, diretores de empresas tem seu papel fundamental para tomadas de decisões e avaliações de seus desempenhos (BERNARDES, 2001).

Costa (2003) salienta que para as devidas avaliações de desempenhos, deve-se seguir requisitos de seleção para sustentar um conjunto de indicadores coerentes com os objetivos estabelecidos pela direção.

Entre os principais requisitos de seleção para os indicadores pode-se destacar o objetivo, meta, periocidade, método de determinação e diretrizes para análise (COSTA, 2003).


Costa (2003), Saliente que cada empresa pode determinar as áreas de gestão que precisa maior atenção, podendo em maioria dos casos, ser centralizados em princiapis áreas da empresa, como gestão de custos, prazos, qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho.

Abaixo são listados principais indicadores presente em uma obra:


1. Índice de lucratividade;
Lucratividade é a relação entre o lucro e a receita. É um índice que é expresso em percentual que dá ideia do real ganho do empreendimento (MATTOS, 2010). Trata-se de um indicador que é medido ao final do empreendimento, tomando base das despesas e receitas realizadas do empreendimento (GOLDMAN, 2015).


2. Índice de desempenho de custo;
Este indicador avalia o desempenho de custo com base nos custos previstos do empreendimento, assim avaliando qual diferença entre o que foi planejado e realizado. Apesar de ser medido mensalmente, esse indicador é avaliado de forma acumulada, levando em consideração todos os custos até o momento (GOSCH, 2012).

3. Índice de desvio de custos das atividades;
A previsão do custo total da obra está ligada no somatório de todas as atividades inerentes para execução da obra, sendo assim para cada atividade está previsto um custo para realizar a mesma. Portanto nessas atividades pode ter variações de custos, assim devendo serem medidas (GOLDMANN, 2015).

4. Desvio de prazo da obra;
O papel desse indicador está ligado na avaliação do andamento da obra, avaliando-se atraso ou adiamento em relação ao prazo estabelecido. Este desvio está relacionado as atividades do caminho crítico da obra (MATTOS, 2010). 

5. Índice de desvio de ritmo das atividades;
Segundo Bernardes (2001), a eficiência do planejamento do prazo está totalmente ligada ao desempenho das atividades do caminho crítico do empreendimento. Atividade que está sendo realizada durante a construção deve-se ser avaliada seu desempenho para não refletir no prazo final do empreendimento. 

6. Percentual de planos concluídos;
Ballard e Howell (1997), salienta a importância do cumprimento dos pacotes de trabalhos programas semanalmente, sendo o planejamento semanal fundamental para eficiência no prazo final da obra. 

7. Índice de não conformidades nas auditorias internas;
Objetivo deste indicador é avaliar através de fichas de verificações o número de não conformidades na auditoria interna da obra. Este indicador deve-se ser medido na fase de execução da atividade, levando considerações sobre aspectos técnicos do serviço.

8. Índice de não conformidades na entrega do imóvel;
Este indicador é coletado no final da obra, na entrega do imóvel. Este índice deve-se ser avaliado antes da entrega final ao cliente, devendo ser verificado para possíveis ações corretivas. Para esse índice é levando considerações todos os itens que podem ser visíveis ao olho do cliente (PINHEIRO, 2011). 

9. Geração de resíduo por área construída;
O volume coletado pode ser obtido através de relatórios das empresas que realiza coleta de entulhos. Este indicador durante a construção deve-se servir como acompanhamento, sendo que a avaliação de desempenho da geração de resíduos, somente será avaliada na conclusão da obra (GOSCH, 2012).

10. Avaliação da segurança na obra;
Este indicador estabelece uma avaliação de medidas e sistemas preventivo de segurança implantados no canteiro de obras. A avaliação é realizada mensalmente durante a construção para garantir o cumprimento das normas regulamentadoras (COSTA,2003). 


A proposta de implantar de indicadores de desempenho é muito válida para uma construtora, sendo possível identificar na pesquisa a real necessidade da empresa em realizar um gerenciamento eficiente para alcançar seus resultados. A empresa atribuindo um conjunto de indicadores propostos, poderá estabelecer novos parâmetros para melhoria, bem como avaliar e tomar melhor suas decisões. A obra sendo guiada de forma eficiente, estruturado por indicadores, é possível gerenciar melhor seus resultados, tomando correções de desvios em tempo hábil. 

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